10 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Quando pensamos na cidade maravilhosa, lembramos logo dos pontos turísticos famosos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Maracanã. Porém, existem muitas atrações gratuitas no Rio de Janeiro!
Foto: Parque Lage por Renata Marques Leitão – Pixabay

Construções históricas como o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes e o Arco do Teles; parques ecológicos como o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Lage; e as famosas praias, são alguns dos programas gratuitos que a cidade oferece.

Descubra 10 passeios gratuitos no Rio de Janeiro!

Pedra da Gávea – Foto: Alex Brito de Paiva – Pixabay

1 – Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana, uma das mais tradicionais praias do Rio de Janeiro é também um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade. Tire uma tarde para caminhar pelo calçadão mais famoso do mundo, tomar uma água de coco bem gelada, tirar foto com obras feitas por artistas nas areias da praia e admirar a beleza de um dos mais bonitos cartões postais do Brasil.

2 – Pedra da Gávea

Com mais de 800 metros de altura a Pedra da Gávea é o maior bloco de pedra situado à margem do mar no mundo, seu nome se dá justamente por sua altura exuberante. Localizada no Parque Nacional da Tijuca, o acesso a pedra é inteiramente gratuito e para chegar ao seu cume, os viajantes percorrem uma trilha radical e aventureira.

O local é repleto de cenários incríveis, do começo ao fim do passeio, como belezas naturais, cavernas, cachoeiras, vista do Morro dos Dois Irmãos, Cristo Redentor, Baía da Guanabara e muitos outros atrativos. Ao chegar no topo os turistas têm uma visão encantadora e apaixonante da cidade do Rio de Janeiro em 360 graus!

3 – Parque Lage

O Parque Lage é um jardim projetado em estilo romântico pelo inglês John Tyndale em 1840. Localizado no bairro do Jardim Botânico aos pés do Corcovado, o local possui uma imensa área verde, com palmeiras imperiais, um belo palacete ao centro e ainda abriga uma Escola de Arte Visuais. O local também conta com trilhas, caminhos pitorescos, gruta, um aquário em forma de pequena caverna, parque infantil, espaço livre para piqueniques e uma estátua do compositor Tom Jobim com seu filho João Francisco plantando uma árvore.

4 – Vista Chinesa

A Vista Chinesa é outro ponto da cidade que não cobra nenhum tipo de taxa. Para desfrutar de uma das vistas mais bonitas do Rio, é necessário encarar algumas horinhas de caminhada pelo Jardim Botânico, subindo pela Estrada Dona Castorina ou pelo Alto da Boa Vista, através da Estrada da Vista Chinesa. No local, os visitantes tem uma visão do Cristo Redentor à esquerda, do Pão de Açúcar ao centro e a direita do Morro Dois Irmãos.

5 – Morro Dois Irmãos

A trilha que leva até o Morro Dois Irmãos começa na comunidade do Vidigal. Após uma caminhada de pouco mais de um quilômetro e meio, os viajantes encontrarão o cenário perfeito para fotos, considerado também um dos cartões postais da cidade. A aventura para subir o morro não exige tanto esforço e não é trabalhosa como a da Pedra da Gávea, mas é muito encantadora durante todo percurso.

6 – Floresta da Tijuca

Uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca foi criada em 1861 pelo imperador Pedro II. Este setor do Parque Nacional da Tijuca reúne atrativos como o Pico da Tijuca, o Pico do Papagaio e a Cascatinha Taunay. Esta área preservada de Mata Atlântica é muito procurada por cariocas e turistas para a prática de atividades físicas, passeios e caminhadas.

7 – Pedra do Telégrafo

Situada em Barra de Guaratiba, a Pedra do Telégrafo é um atrativo turístico para pessoas que planejam tirar muitas fotos e apreciar o belíssimo cenário. Para chegar até o topo é necessário percorrer uma trilha. O espetáculo natural é deslumbrante!

8 – Bairro da Lapa

O bairro é famoso pelos seus arcos que servem para ligar o bairro de Santa Teresa com outras áreas do Centro do Rio. A Lapa é o local que reúne a maior quantidade de bares, restaurantes e festas culturais. A grande magia do local está na sua diversidade. Destine um tempinho para passear pelas famosas ruas da Lapa e curtir um samba.

9 – Escadaria Selaron

Com mais de 2000 azulejos, o cenário já foi palco de gravações de filmes, novelas e clipes. Diariamente muitas pessoas vão até a rua Joaquim Silva para tirar a tradicional foto na escadaria. Além de possuir um ambiente agradável, une, beleza arquitetônica, história e detalhes expressados em cada degrau coberto de azulejos com cores vivas.

10 – Centro da cidade

O Rio de Janeiro tem muita história para contar. Construções históricas como o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes e o Arco do Teles, estão muito bem conservados.

Translate »