14 mirantes mais bonitos do Rio de Janeiro

Região de montanhas, floresta e praias, o Rio de Janeiro é uma cidade que oferece grandes vistas panorâmicas. A cidade conta com diversos picos de interesse turístico como a Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Pedra do Arpoador, Pedra do Telégrafo, Corcovado e Dois IrmãosFoto: Rio de Janeiro por Pixabay

A cidade maravilhosa é internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana, o estádio do Maracanã e os Arcos da Lapa

Além disso, a cidade também possui parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado “Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera” pela UNESCO.

Conheça os 14 mirantes mais bonitos do Rio de Janeiro!

Cristo Redentor por quertzen- Pixabay

1 – Corcovado / Cristo Redentor

É no Morro do Corcovado que se encontra o mirante de todos os mirantes e uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor, com seus 38 metros de altura e as mãos estendidas sobre a cidade. A vista de lá de cima é um espetáculo. O Rio de Janeiro parece uma metrópole em miniatura.

2 – Pão de Açúcar

O complexo formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar é uma linda atração natural sobre o Oceano Atlântico e a Baía de Guanabara. Para quem nunca foi, são dois estágios. O bondinho deixa a Praia Vermelha e alcança após 3 minutos o Morro da Urca, com 227 m de altura. Tempo semelhante para se alcançar o Pão de Açúcar e seus 396 m.

3 – Vista Chinesa

No meio da Floresta da Tijuca, na estrada que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boa Vista, a Vista Chinesa coloca o turista sobre uma das mais aprazíveis paisagens do Rio de Janeiro, que compreende a Lagoa Rodrigo de Freitas, praias de Leblon e Ipanema, o Morro Dois Irmãos, o Pão de Açúcar e o Corcovado.

4 – Pedra Bonita

Daqui partem os voos de asa-delta que culminam nas areias da praia de São Conrado. Apesar de sua altitude (696 metros) alcançar o topo é uma tarefa relativamente fácil. O acesso é feito pela sinuosa Estrada das Canoas, em São Conrado. Carros chegam até a rampa de voo livre, a 520 metros. A trilha, por sua vez, não registra nenhuma subida muito acentuada, fazendo da jornada um programa bem familiar.

5 – Pedra da Gávea

Com 844 m, é considerado o mais alto monólito à beira-mar no mundo. A formação leva esse nome devido à semelhança com as gáveas das caravelas. Somente caminhantes experientes, acompanhados de guias igualmente experientes, devem encarar a aventura. É o mirante mais difícil de ser alcançado desta lista. A trilha de 1,7 km tem início em Barrinha, um sub-bairro da Barra da Tijuca.

6 – Pedra do Arpoador

No quesito altura, ela poderia nem estar na lista. Porém, a Pedra do Arpoador é uma atração muito querida dos cariocas e dos turistas com a vista clássica da orla de Ipanema e Leblon, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo.

7 – Mirante Dona Marta

Aqui fica a melhor vista do Pão de Açúcar, em um ótimo ângulo para fotografias. De quebra, as embarcações da orla de Botafogo, o Maracanã, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado. O mirante fica no Parque Nacional da Tijuca e o caminho de carro é o mesmo que segue para o Cristo. Em tese é um passeio seguro, mas o ideal é que seja realizado em um fim de semana, quando há mais movimento no local.

8 – Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas é uma antiga construção que funcionou como um local de encontro de artistas no século 20. Atualmente abriga um centro cultural, mas as pessoas vão mais para a curtir a vista em 360º com a Baía de Guanabara e o Centro do Rio.

9 – Mirante da Paz / Complexo Rubem Braga

Formado por dois elevadores panorâmicos, o Complexo Rubem Braga tem dupla função: ligar a Estação General Osório, em Ipanema, aos morros Pavão/Pavãozinho e Cantagalo e levar os turistas ao Mirante da Paz com todo o skyline de Ipanema, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas, além de parte de Copacabana. O acesso é gratuito.

10 – Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo fica na Barra de Guaratiba, a 50 km do Centro do Rio de Janeiro. A trilha de 480 metros é uma subida constante. A vista lá de cima compreende as praias de Grumari, do Recreio dos Bandeirantes e a Restinga da Marambaia.

11 – Mirante Dois Irmãos

Ideal para caminhantes com boas condições físicas, o ponto de partida é o alto da pacificada Favela do Vidigal. O percurso de 1,5 km é sempre ascendente, intercalando subidas mais tênues com trechos bem íngremes. Até chegar ao primeiro mirante, ainda há um trecho de mata bem fechada. A 538 metros a vista contempla toda a zona sul com a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Pedra da Gávea com a Barra da Tijuca.

12 – Parque Penhasco Dois Irmãos

O acesso é bem mais tranquilo do que o do Mirante Dois Irmãos. Carros chegam até lá e o primeiro dos quatro mirantes está ao lado da portaria com vista para o Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas. O parque, localizado no fim da íngreme Rua Aperana, no Leblon, conta com quadras esportivas, playground e até uma escultura de Oscar Niemeyer. Para chegar aos outros mirantes, basta subir por uma trilha de paralelepípedo. O parque funciona de terça a domingo.

13 – Mirante do Pasmado

Com acesso de carro pela Rua General Severiano, o mirante não é muito alto e a vegetação atrapalha um pouco a vista. Mas tem um amplo estacionamento, quiosques e até playground para os pequenos.

14 – Parque da Cidade (Niterói)

Corcovado, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Morro da Babilônia, Baía de Guanabara: todos esses, mais as praias e lagoas niteroienses podem ser admirados do mirante no alto do Parque da Cidade.

Translate »