O Estado do Rio de Janeiro é completo! Seus variados destinos com sol e praia, ecoturismo, turismo cultural, de aventura, náutico e esportivo, entre outros segmentos, expressam a diversidade de seus atrativos. Foto: Praia do Leme por Cristiane Siqueira
Além da cidade do Rio de Janeiro – eleita “Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana” pela Unesco, o território fluminense conta com 91 municípios, agrupados por 12 regiões turísticas.
Além da capital, que dispensa adjetivos, o interior também tem uma enorme demanda turística! Serra, mar, cenários gastronômicos e culturais; enorme conteúdo histórico; uma grande variedade de climas; e geografia privilegiada, são alguns de seus inúmeros atributos e estão entre os seus inúmeros destinos.
A partir de hoje, todas as quartas-feiras, a Turismo & Cia vai falar sobre cada região turística do Rio de Janeiro. Acompanhe nossos próximos posts!
Região Metropolitana do Rio
A região metropolitana do Rio reúne dois municípios: Rio de Janeiro e Niterói.
O Rio de Janeiro detém, um patrimônio histórico, artístico e cultural inestimável. É a Cidade brasileira mais conhecida no exterior e mais visitada por turistas estrangeiros e nacionais. Além disso, tem o mais belo e harmonioso conjunto de belezas naturais do país.
Niterói completa esse patrimônio, com sua fortalezas debruçadas sobre enseadas; praias ensolaradas; e a silhueta do Museu de Niemeyer.
O Rio é uma maravilhosa mistura de centro de negócios com uma atmosfera de balneário cercado de praias e montanhas por todos os lados. Um paraíso de lazer, gastronomia, cultura e esporte.
O Rio de Janeiro e seus atrativos naturais e culturais
A cidade maravilhosa é cenário de praias deslumbrantes, trilhas emocionantes e um visual encantador!
O Parque Nacional da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, com a estátua do Cristo Redentor, oferece uma infinidade de trilhas, cachoeiras e ruínas históricas.
A região central da cidade abriga mais de 20 centros culturais como o Boulevard Olímpico e o Museu do Amanhã – com sua arquitetura arrojada.
O AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro, é o maior da América do Sul com mais de 8.000 animais de 350 espécies diferentes.
Dentre os atrativos naturais, destacam-se a Bahia de Guanabara, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Pão de Açúcar e muito mais!
Dentre os atrativos culturais, destacam-se o AquaRio, o Maracanã, o Museu do Amanhã, o Mosteiro de São Bento, o Theatro Municipal e muito mais!
Niterói e seus monumentos contemporâneos
Reconhecida internacionalmente pela arquitetura, Niterói possui monumentos contemporâneos como o Museu de Arte Contemporânea – MAC. A cidade reúne o segundo maior conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer no mundo!
A cidade conta ainda com o maior complexo contínuo de fortes do Brasil, igrejas históricas, parques, praias, vida cultural e riqueza gastronômica.
Dentre os atrativos naturais, destacam-se a Bahia de Guanabara, o Costão de Itacoatiara, a Enseada de Itaipú e o Mirante da Boa Viagem. Dentre as praias, destacam-se as Praias de Boa Viagem, Charitas, Adão e Eva, Camboinhas, Icaraí, Itacoatiara, Itaipú, Jurujuba, Piratininga e etc.
Dos atrativos culturais, destacam-se o Museu de Arte Contemporânea, Museu Antônio Parreiras, Museu do Ingá; Palácio Araribóia e a Fortaleza de Santa Cruz.